quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Adaptação das crianças à escola.



O primeiro dia na escola é extremamente importante, devendo por isso ser muito bem preparado pelos pais e, claro, pelo Educador de Infância.

Toda a atenção deste deve estar voltada para a criança, procurando que ela seja bem acolhida. Assim, é desejável que o Educador receba poucas crianças de cada vez, para que cada uma possa ser atendida de forma individualizada.

As crianças que choram devem ser protegidas, colocadas no colo de modo a que se sentam mais tranquilas e seguras, podendo depois ser encaminhadas para actividades estimulantes, sempre com o apoio do Educador.

Este deve informar-se previamente sobre os gostos e preferências de cada criança, preparando de forma cuidada o ambiente nos primeiros dias e procurando cativá-las com actividades atractivas e um lanche especial.

A sala deve ter disponível materiais de pintura, desenho e moldagem, brinquedos e areia e água, por exemplo.

Se se tratar de bebés, os berços e os alimentos devem ser preparados e identificados com o nome de cada um, tranquilizando desta forma os pais, que podem também ajudar nesta tarefa.

Poderá ser aconselhável trazer para a escola alguns objectos que a criança use diariamente em casa, para que se sinta num ambiente mais familiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Volte sempre!

amalia-brito@hotmail.com

www.sabercomaisabor.blogspot.com

Sites e blogs educativos entre outros