quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Pne – Uma Nova Esperança para a Inclusão

A Lei nº 10.172, de 9 de janeiro de 2001, que aprova o Plano Nacional de Educação. O capítulo 8 do PNE é destinado à Educação Especial. Este documento tece um diagnóstico e traça as diretrizes, objetivos e metas para os próximos 10 anos. Segundo o PNE, a oferta de educação especial poderá ser realizada de três formas: participação nas classes comuns, sala especial e escola especial. Sendo que, as salas e escolas especiais devem ser apenas para aqueles que realmente não puderem ser atendidas nas salas convencionais. Neste sentido, a matrícula destes alunos vem crescendo a olhos vistos entre 1998 e 2003.
Em contrapartida a este número de alunos com necessidades especiais matriculados em escolas regulares, que vem aumentando, o número de matrículas em Escolas Especiais vem caindo. Segundo a Revista Nova Escola (Maio/2005), este número teve uma queda de 21,4% em 6 anos.
Infelizmente, este número de matrículas continua irrelevante se o compararmos com a estimativa da OMS. E, pouco se tem feito para que este número cresça. O PNE, estipulou 28 objetivos e metas para que a inclusão pudesse ocorrer.

http://www.meuartigo.brasilescola.com/educacao/inclusao-escola-esta-preparada-para-ela.htm

As missões jesuíticas na América

Também chamadas de reduções, foram os aldeamentos indígenas organizados e administrados pelos padres jesuítas no Novo Mundo, como parte de sua obra de cunho civilizador e evangelizador. O objetivo principal das missões jesuíticas foi o de criar uma sociedade com os benefícios e qualidades da sociedade cristã europeia, mas isenta dos seus vícios e maldades. Essas missões foram fundadas pelos jesuítas em toda a América colonial, e segundo Manuel Marzal, sintetizando a visão de outros estudiosos, constituem uma das mais notáveis utopias da história.
Para conseguirem seu objetivo os jesuítas desenvolveram técnicas de contato e atração dos índios e logo aprenderam suas línguas, e a partir disso os reuniram em povoados que por vezes abrigaram milhares de indivíduos. Eram em larga medida auto-suficientes, dispunham de uma completa infra-estrutura administrativa, econômica e cultural que funcionava num regime comunitário, onde os nativos foram educados na fé cristã e ensinados a criar arte – sempre em moldes europeus – às vezes com elevado grau de sofisticação. Depois de um início assistemático marcado por tentativas frustradas, em meados do século XVII, o modelo missioneiro já estava bem consolidado e disseminado por quase toda a América, mas teve de continuar enfrentando a oposição de setores da Igreja Católica que não concordavam com seus métodos, do restante da população colonizadora, para quem os índios não valiam a pena o esforço de cristianizá-los, e os bandos de caçadores de escravos, que apresavam os índios para submetê-los ao trabalho forçado na economia colonial exploradora e destruíram diversos povoados, causando muitas mortes.

fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A1gina_principal

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

A importância da escrita



A prática da escrita mecânica
Interfere na construção do sujeito aprendiz
Artificial e inexpressiva
Vazias do sentido e das intenções que as pessoas têm a dizer
Exercita a linguagem ao contrário
A linguagem que nada diz

Sem função, destituída de qualquer valor interacional
Não se estabelece a relação pretendida
 A escrita que se limita a exercitar aspectos não relevantes da língua
Torna-se uma escrita ineficaz
Melhor improvisada, não importa o que se diga e o que se faça
O que conta é a tarefa de realiza - lá.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Violência e autoritarismo na contemporaneidade

"De fato, a sociedade brasileira é violenta, autoritária, vertical, hierárquica e está polarizada entre a carência e o privilégio, nela há bloqueios e resistências à instituição dos direitos civis, econômicos, sociais e culturais. Os meios de comunicação de massa e os setores oligárquicos da sociedade nos fazem crer, cotidianamente, que a sociedade brasileira é ordeira, pacífica, generosa e acolhedora e que nela a violência é um momento acidental, um surto, uma epidemia que pode ser combatida por meio da repressão policial. Essa imagem é negada também cotidianamente, bastando, por exemplo, que leiamos os relatórios nacionais sobre os Direitos Humanos no Brasil. Nesses relatórios o que se evidencia é que a violência é o modo de ser da sociedade brasileira, que esta é estruturalmente violenta e autoritária."


Retirado, em 23/02/2010, as 08:42 horas, do site: http://jus2.uol.com.br/doutrina/imprimir.asp?id=14392

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Crônica - Manual de conservar caminhos.

O caminho não dura para sempre.
É uma bênção percorrê-lo durante algum tempo, mas um dia ele irá terminar, portanto esteja sempre pronto para despedir-se a qualquer momento.

Paulo Coelho.

Ditado do meu pai...

Tenho um ditado comigo que aprendi com meu pai "digas com quem tu andas, que direis quem tu és", por isso sempre tenho cuidado com minhas amizades. Não costumo julgar as pessoas que ainda não conheço e nem devemos fazer isso, mas depois que conheço e vejo que não faz bem para mim aquela companhia me afasto sem comentários.
Assim julgo ser melhor!!!

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Curiosidade


Já se mostrou que a raça não exerce influência sobre a inteligência infantil. Dados o incentivo, as oportunidades e o amparo do meio, toda criança será capaz de atingir seu potencial intelectual.

Veja bem!!!


O meio e os gêneses contribuem cada qual com cerca de 50% no desenvolvimento intelectual infantil. É perigoso, porém, deduzir que, como uma parte tão grande do desenvolvimento intelectual da criança é determinada pelos genes, haja pouco a se fazer para estimular a inteligência. Essa é uma visão pessimista e incorreta.

Fique alerta viu!!!

A inteligência é herdada?


Sem dúvida, a inteligência tem uma base genética. Estudos com gêmeos idênticos, que provêm da divisão do mesmo óvulo, mostram que seus QIs eram muito semelhantes, mesmo quando eles eram criados separadamente. Na maioria dos casos, os QIs eram mais próximos do que os de gêmeos não- idênticos. Além disso, existem muitas síndromes que são geneticamente determinadas e comprometem a inteligência. Mas, embora tenha uma base genética, a inteligência também depende de fatores do meio, como higiene, nutrição e educação. Na realidade, tanto a genética quanto o meio podem aumentar ou diminuir o nível de inteligência.

Pedagogia

A pedagogia, que é a prática do ensino, estabelece planos e estratégias educacionais segundo as habilidades específicas de um grupo etário, possua ele grau de inteligência normal ou subnormal, tenha ou não necessidades especiais.

Definindo inteligência


Existem tantas definições de inteligência quanto pessoas estudando o conceito. Mais importante que o grau de inteligencia do individuo é a maneira como ele a expressa. Assim, tocar música, dançar balé, administrar relações humanas, dominar a física e a matemática, tudo isso é considerado atividade inteligente.

Volte sempre!

amalia-brito@hotmail.com

www.sabercomaisabor.blogspot.com

Sites e blogs educativos entre outros